terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Guia do Lutador

O Que Aquelas Cores Bonitinhas dos Nomes dos Monstros Significam

O nome de cada monstro, será colorido quando você clicar nele ou passar o mouse sobre o monstro. Isto não é só para deixar o jogo mais bonitinho, cada cor representa a dificuldade que o monstro apresenta em relação ao seu nível:

Branco: Muitos níveis abaixo. Não dão EXP ao matá-lo.
Azul Claro: Vários níveis abaixo. Vai ser muito fácil de matar e dão pouca EXP.
Azul Escuro: Poucos níveis abaixo. Fácil de matar, mas não EXP muito bom.
Verde: Do mesmo nível +/- 1. Esta é uma boa cor para fazer EXP no MN.
Amarelo: De 2-3 níveis acima. Vai dar uma boa EXP. Melhor para o MD/ME.
Laranja: 4-5 níveis acima. Você vai começar a ser penalizado no poder de ataque e chance de acerto, mas da ótima EXP.
Vermelho: 5-6 níveis acima. Será dificil difícil matar este monstro e vai dar dano extra a você. Da EXP excelente.
Rosa: Este monstro será quase impossível de matar sozinho. Da EXP excelente.
Cinza: Este monstro é tão dificil de você matar, que mesmo que você consiga, ele não dará EXP nenhuma!

Tenha em mente que matar vários monstros de cor Azul Escuro/Verde, sem ter que parar e descançar, da mais experiencia, que ter que ficar parando para recuperar vida sempre que matar alguns Amarelo / Laranja, lembre-se que neste jogo, as vezes a quantidade pode vencer a qualidade.


O que são os Elementos, e Como eles funcionam

Os Elementos são um algo interessante e um pouco complicado do Shaiya. Primeiro, há quatro Elementos. Cada um é bom contra um certo Elemento e outro ruim contra outro. Os Elementos são:

Sem Elemental


Fogo


Vento


Terra


Água


Quando você seleciona um monstro, não há apenas seu nome colorido, mas há um círculo do lado esquerdo. Caso você seja ranger, existe uma habilidade que mostra o elemento do oponente também, e funciona apenas em PvP.



Este círculo vai ser cinza, ou preenchido com uma pequena imagem. Se ele é cinza, o monstro não possui defesa Elemental. Caso contrário, ele possui defesa Elemental, de acordo com as imagens abaixo:

Fogo


Vento


Terra


Água


Armas e armaduras podem ter Bônus Elemental feito através do uso de um "Lapis Elemental", e arqueiros no EP 4, a partir do nível 31, possuem uma habilidade que lhes da Bônus elemental de qualquer tipo.

Fogo


Vento


Terra


Água


Existe também a arma Épica do nível 45, com bônus elemental de água, e pode ser recebida através de uma missão no nível 43 em Silveren. Existem também, no episódio 4,5 que já rola no Shaiya US, uma missão em Calium Sacra, onde é adquirida uma arma elemental de nível 55 com 3 furos para por lapis.
Se você estiver atacando um monstro (ou um membro da facção oposta com uma armadura elemental), o dano será alterado pelas percentagens mostradas no gráfico abaixo (+ / - 25% ou + / -50%) ou não alterados em todas as (0%). Qualquer elemento fará dano extra contra um inimigo ou monstro sem elemento na defesa.



Ou seja, contra certos inimigos, é melhor usar uma arma Elemental, com ataque baixo, do que usar uma sem com um pouco a mais de ataque! Use e abuse de sua arma elemental de nível 45!!


Como fazer EXP

Como você deve fazer EXP em cada modo? Bem, isso depende em parte a sua Build e seu estilo de jogo. Algumas pessoas preferem Grupos, alguns preferem solo, e alguns gostam de alternar. Vou tentar dar algumas idéias pessoais sobre cada um.

Para MN: Em MN você geralmente precisa fazer um estilo de 1 vs 1. Ataque um monstro, mate-o, verifique se você tem HP suficiente, e ataque outro monstro. Este é uma forma rápida, e eficiente de subir nível. Em MN você simplesmente não têm os Lapis, o HP, ou a experiência para assumir mais do que um ou dois monstros de uma vez. Você também tem menos ataques AoE que os MD e ME então atacar mais do que um monstro não se justifica. Você deve ir atrás de monstros verdes talvez amarelos. Tenha em mente que matar vários monstros menores sem a necessidade de parar dá mais EXP no total, do uq matando um monstro de nível superior e parando para descansar constantemente. A arma preferida para matar solo 1 a 1 e Arma Dupla, por sua velocidade e skills de dano rápido (como Ataque Mortífero). No entanto, no EP.4, a Espada de Duas Mãos provavelmente será a melhor escolha, e talvez até mesmo Build de Lança.

Para MD: Tudo bem, você tem um lutador MD agora. Lutadores MD tem algumas Skills que os MN não. O mais importante deles é o ataque AoE extra. Agora você pode reunir varios monstros de forma a matálos todos de uma só vez com as Skills de AoE. Encontre uma área com uma grande quantidade de monstros verdes ou amarelas, corra perto deles para atraí-los, aguarde chegarem perto de você e então os ataque com as skills de AoE, matando todos de uma só vez (ver o "AoE-Solo" deste guia). Se você está planejando fazer EXP sozinho, muitas vezes (e é o caminho mais rápido para um lutador passar de nível), um Priest para curá-lo, ou acrescentar alguma REC a sua Build, é uma boa opção para que você não morra para os vários monstros antes você possa matá-los. A melhor arma para AoE é uma Espada de Duas Mãos, pois tem a maioria AoEs.

Para ME: Semelhante ao ME, mas agora você pode provavelmente dar ao luxo de colocar alguma REC em sua Build para fazer AoE mais fácil. Monstros amarelos são seus amigos, talvez até mesmo alguns laranjas. Eu nunca iria sugerir tentando AoE em vermelhos ou superior. Por outro lado, se você está tentando fazer um matador de BOSSes, que muitas pessoas gostam, você não deve adicionar qualquer REC. Sua Build preferida é com STR mais alta possível com apenas um pouco de DEX, e evitando todas as outras atributos. Para fazer EXP com esta Build, porém, você nem precisa voltar para o estilo do MN mantendo 1 a 1, ou AoE com monstros de nível inferior. Novamente, uma Espada de Duas Mãos é o preferido para AoE, mas você pode manter uma Arma Dupla para os BOSSes, PvP, ou 1 a 1 se quiser.


AoE Sozinho (Self-AoEing, AoE Solo)

Certo, então você provavelmente é MD ou ME e deseja subir de nível super rápido. Talvez você ainda acrescentou um pouco de REC na sua Build para dar-lhe alguma capacidade de sobrevivência extra (se assim eu o aplaudo). Aqui está como eu gosto fazer isto.

Encontre uma área com um bom grupo de monstros verdes ou amarelos juntos. Em seguida, ande em circulos para atrair o maior número possivel deles para então, quando todos eles estiverem te perseguindo. Pare para agrupá-los em um "montinho" ande para frente para enrtar no meio deste "montinho". Em seguida, Use todas suas Skills de AoE de uma vez usando uma Espada de Duas Mãos. Cuidado com algumas das Skills, pois elas não precisam de um alvo, e se você clicar nela, vai estar desperdiçando precioso SP, e pode levar a sua mnorte. Use uma Skill de AoE específico como "Centrifugador" primeiro, para ter certeza de que está no meio de todos os Monstros, para não ter perigo de desperdiças as skills de AoE puros, que não precisam do alvo.
Eu gosto de me alinhar aos monstros iniciando com "Choque Emergente" em seguida "Sacudida Terrestre" depois as outras skills de AoE. Se isso não matá-los (e provavelmente não vai), aguarde até que as skills recarreguem, tome poções se for necessário, e inicie seu combo de AoE novamente, não será necessário usar "Choque Emergente" novamente, a menos que você esteja realizando uma técnica que chamamos de Kiting(da uma skill, corre um pouco, da outra skill, corre um pouco, e por ai vai).

Porque essa ordem? "Sacudida Terrestre" diminui a velocidade de ataque dosm monstros, o que da a voce, preciosos segundos, que podem salvar sua vida sendo o primeiro ataque, e poupar muitas poções.
Tente seus próprios combos, até encontrar o que você se adapta melhor, lembre-se que o mais importante eh você se divertir enquanto faz EXP, ou acaba desistindo logo.


Como fazer PvP

PvP com um Lutador pode ser uma experiência incrível. Como um Lutador você é uma máquina de matar. PvP, no entanto, não é uma experiência solo. Para ser um bom PvPer você precisa aprender a trabalhar em Grupo e atacar os inimigos juntos como uma equipe.
PvP envolve você como Aliança atacar o adversário, o Dark/Fury, sobre a "Relíquia". A relíquia é um objeto que pode ser atacado e destruído, por você, em seguida, reaparece automaticamente um novo altar em seu lugar que pertence a sua facção.

A facção oposta vai tentar destruir a sua relíquia e fazer sua própria em seu lugar. Quanto mais relíquias a facção controlar em todas as zonas de PvP, maior é a barra de Bless da facção, o que dá bônus para todos os jogadores na sua facção. Se você capturar relíquias suficiente para preencher totalmente a Barra de Bless no canto inferior direito da tela, sua facção recebe "Full Bless" por dez minutos. Isso inclui uma melhor chance de linkar itens, mais rápido HP, SP, e MP se regeneram (mesmo quando não estiver sentado), grande aumento da porcentagem de acerto crítico, menor tempo de cooldown de poções, e um aumento em cada uma de seus atributos (STR/DEX/REC/WIS/INT/LUC). Então PvP é muito importante, não apenas para você em PvP, mas para todos os membros da Aliança e dos companheiros em cada mapa.


Alguns Builds especiais de PvP para Lutadores

Estas são algumas idéias de builds para PVP. Elas podem ser usadas com grande efeito, quando em Grupo ou contra a facção inimiga, mas normalmente não contra monstro por várias razões. O lutador de EXP utiliza builds anteriormente listadas neste guia que podem naturalmente ser usadas para PvP, e muitas vezes são muito boas, estas são apenas algumas alternativas específicas para PvP. Basta ter em mente que o principal problema com essas versões é a dificuldade de se matar monstros e fazer EXP.
Também considerem que Lapis Elementais, juntamente com os outros, pode fazer uma enorme diferença no PvP. Atacar um inimigo com o Elemento forte para você contra aquele que é Fraco para você será a diferença entre ganhar e perder. Além disso, se você está com Lapis Lv3, e um inimigo tem todos Lv5... espere perder, assumindo o modo, etc é semelhante. Novamente os Grupos/Trabalho em equipe é seu amigo no PvP.

Tudo em STR: Esta Build é recomendado apenas para um usuário de NOs(item do mercado de AP). Caso contrário, você raramente (ou nunca) acertará os inimigos.

Tudo em LUC: Geralmente esta Build é para PvP 10-60. Em 1-15 você não vai ter sorte suficiente para acertar ataques criticos muito frequentemente e seu poder de ataque físico será baixo. Em 20-30 você começará a acertar criticos regularmente, mas seu poder de ataque físico ainda vai sofrer. Até o momento que você começa a 10-60 você pode facilmente ter LUC 400 (+15% crit de buff) para dar-lhe um total 95% taxa de criticos, e ainda tem força suficiente para ter poder de ataque moderado.

Principalmente REC: Este pode ser uma Build divertida em qualquer PvP. Em 1-15 você vai ser muito difícil de morrer, exceto por usuários de magia, e pode distrair os inimigos enquanto membros do seu Grupo matam eles. Da mesma forma, em 20-30 você pode ter REC excelente e ainda tem força suficiente para ferir os inimigos. Em 10-60, não só pode servir como um TANK, mas um "Extintor" bem colocado (com um Priest próximo) podem matar muitos, menos os mais forte dos defensores / guardiões devido a sua maior HP e defesa.

Principalmente DEX: Esta é uma Build muito interessante. A grande quantidade de DEX vai deixá-lo bater mesmo nos rangers / assassinos. Também significa que você será atingido muito menos frequentemente graças a sua evasão. O poder de ataque vai sofrer, mas não tanto como em uma Build de LUC, porque DEX dá uma pequena quantidade de poder de ataque aos Lutadores. Eu recomendaria adicionar uma boa quantidade de STR com essa Build, além da DEX.

Qualquer combinação destas naturalmente, pode ser usado. Além disso, não é necessário limitar-se a uma única base de atributos. Lapis podem adicionar uma grande quantidade de atributos e relativamente barato. Se você quiser comprar os mais caros, é claro que você pode fazer isso também.


Lutador vs Inimigo:

vs. Lutador / Guerreiro: Normalmente o vencedor é aquele que bate primeiro e / ou tem a melhor Build. Se o inimigo tiver muita REC podem apenas tentar distraí-lo até que seu Grupo o mate.

vs. Defensor / Guardião: Muito, muito difícil de matar, mas geralmente não podem te machucar tanto. A menos que eles são um Battle Defender ou Battle Guard, eles são difíceis de matar e pode matar você. Use as habilidades que causem muitos danos, e de preferêncialmente ca com seu Grupo para cima deles rapidamente. em cima deles.

vs. Mago / Pagão: A maioria dos magos são fracos e um "Ferrão/Ataque Mortífero fará com que eles morram. No entanto, a menos que você tenha algum WIS na sua Build ou em Lapis que reduzam o dano mágico eles podem ser perigosos se não eliminá-los rapidamente. O atordoamento em "Ferrão" ajudará impedi-los de obter essa chance, mas seja rápido.

vs. Priest / Oraculo: UM Priest MN/MD geralmente morre de forma semelhante a um mago. Priests ME, por vezes, têm enormes quantidades de REC e só vai distraí-lo enquanto seu Grupo bate em você. Cuidado com o Priest de INT. Eles fazem uma enorme quantidade de dano e rápido, assim use "Ferrão" e acabe rapidamente com eles.

vs. Ranger / Assasino: Squishy(morrem facilmente) mas pode mantê-lo atordoado. Carregue sempre poções de Dissipar e use sempre que ficar atordoado, ataque rapidamente com Ataque mortífero e Centrifugador.

vs. Arqueiro / Caçador: "Olhos de Águia" é sua amiga. Clique nela, "Ferrão", "Ataque Mortífero" / "Centrifugador" até matá-los. Se eles tentam correr, perseguir até recarregar "Ferrão" e atordoar-los novamente. Nunca se afaste dos Arqueiros, pois quanto mais distante, mais dano você levará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário